Hoje ( como em toda segunda feira as 22h na GNT, acho) vi um de seus documentários, esse falava da situação de policiamento e tráfico de drogas na Philadélfia, EUA.
A política lá é muito semelhante a daqui, confronto, caça às drogas, aos pequenos e médios atores no mundo do tráfico, enxugo de gelo.
Essas áreas guetificadas são um mundo que não permite seus habitantes a olhar além, a almejar uma vida bem sucedida, tranquila.A vida do tráfico é o que sobra aos que tem pouca educação e nenhuma capacidade de se tornar profissionais do esporte ou da música.
E para manter a massa intencionalmente segregada pelas políticas públicas que regem o sistema estadunidense, se imprime a Law & Order, até porque essa forma de manejo de população é altamente lucrativo para empresas que gerenciam penitenciárias( algo que queriam[querem] implementar em nosso país), essas empresas, naturalmente, fazem doações para que políticos que desejam recrudescer as leis se elejam e as recrudesçam.
Mais leis, mais comportamentos que geram um período de encarceramento, sendo maior o lucro que essas empresas administradoras de presídios tem. Como hotéis, não é interessante para eles ter leitos vazios.
Então a polícia destaca uma grande parte de sua força para esses lugares, para prender, para caçar ilegalidades. No documentário, um rapaz é preso por ter seu vidro do carro, por demais fumê, outro por " perturbação da ordem" - não queria entrar em sua casa após seu irmão ter sido preso.
Tamanha ostensividade policial gera um mini estado policial, onde os direitos civis dos cidadãos que lá habitam são desrespeitados sob a premissa de um argumento pro societatis.Mas não é a sociedade local a protegida por essa política, os que lá habitam acabam sendo criminalizados e alienados da vida social como são os criminosos.
Assim se mantém o status quo, se mantém os lucros, tudo se mantém.
Alguma semelhança com algum país que conheçam?