terça-feira, 15 de março de 2011

Viagens

Eu gosto de falar das minhas viagens e, portanto não poderia de falar da viagem que fiz esses dias para...Taquara.

Taquara é um subbairro da monstruosa Jacarepaguá, para quem não sabe onde é e , para chegar lá tive o prazer de passar pela linha vermelha ao lado de uma caminhonete do BOPE, onde os venerados e quase cults policiais vão apontando seus fuzis para os lados,porque assim o cidadão que está por perto se sente totalmente seguro.

Chegando nas longíquas terras da Zona Oeste do Rio,descubro que a Taquara só se é alcançada em atravessando a Cidade de Deus que, com a UPP está cheia de caminhões do exército cheio de soldados e parece uma zona de guerra.

A terrinha não é quente pelomenos, e muito se assemelha a uma cidade de interior,onde os policiais que trazem os seus custodiados para audiências com cordões,sim cordões, feitos de algemas.Ao andar pela rua principal,não pude deixar de notar que havia um som ambiente peculiar,de pagode.Uma caixa de som para cada poste,uma maravilha.

Andando por essa rua fui parado por um estranho, que me cumprimentou com as seguintes palavras -"Como vai deputado?". Aparentemente pessoas de terno na Taquara são deputados.Não gostei muito, já é ruim suficiente ser advogado.

Isso tudo acompanhando um cliente que não parou de falar por 3 horas no quanto a vida de advogado é fácil.Recomendo a todos, passear na Taquara.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Decadências e decadências

O futebol está decadente, dizem os saudosistas, não se fazem mais jogadores como antigamente, mas antigamente também não produzia jogadores como hoje.Jogadores como Messi,Iniesta,Wilshere, são jogadores modelados pelo futebol moderno, pela velocidade de transição defesa ataque que esse demanda, jogadores que arrancariam a própria pele se jogassem no lento futebol dos anos 60 e 70 e seriam gênios revolucionários nos anos 80.

Simplesmente se mudou demais como se joga o esporte, a classe tradicional, de levantar a cabeça, com tempo e achar o centroavante se desmarcando para receber é algo que não existe porque a velocidade atual do esporte não permite.

Diferente não é decadente

Mas aí vem a música.A música é algo mais complexo de se analisar já que são inúmeros os estilos e a sua qualidade nem sempre significa o seu sucesso.A história tende a esconder as bombas dos anos 60,70 e fazer tudo parecer uma maravilha.Não era, tinha muita coisa lamentável tocando nas rádios e muita banda boa que nunca fez o sucesso que a sua qualidade merecia.

Tendo dito isso, a música mainstream da época tinha bandas porcarias como Beatles,Led Zeppelin,Rolling Stones.A música corrente atual tem Justin Bieber e Lady Gaga liderando o caminho.

Inicialmente o diagnóstico é de que a música está agonizando.Talvez esteja, mas o quadro não é tão desesperador, o problema é saber encontrar o pote de ouro no fim do arco íris.Existem uma infinidade de bandas boas que não fazem sucesso algum, especialmente no Brasil, e que podem te entreter por horas a fio

Ser Hipster não é ser decadente.