quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pensamentos disconexos da minha experiência canadense

Estou devolta. Eu já retornei do Canadá há pouco mais de uma semana mas não tinha me inspirado para escrever por aqui, não conseguia transformar em um texto tudo o que eu vivenciei naquela gélida parte do mundo.
Por adianto, digo logo que com canadenses convivi muito pouco, não posso dizer que conversei muito com nenhum, exceção feita ao dia que eu tive um interessante debate com nosso "guia de viagens" o Emmanuel, sobre a questão palestina.Eu nunca havia conversado com um ex-habitante de Israel.
Enfim, me reservo o direito de não me prolongar à falar de Toronto,vez que só passei 4 dias lá e achei a cidade meio chata e, por mortinha tê-la achado foi bom ter passado por lá logo na ida,ficando com o lugar mais fantástico que eu conheci no Canadá, Montreal, fresco na minha memória.A metrópole do Quebéc realmente é daquelas cidades no mundo que vale apena conhecer, mesmo no inverno, onde seu ponto forte, o verde, inexiste.Contudo, o branco que de tudo toma conta, como se soubesse que tudo ali lhe pertence, é um substituto à altura.Ver os parques branquinhos( e te fazendo cortar um dobrado para andar neles porque a camada de neve nunca é fina) e as árvores num constante estado de stand-by, se fingindo de mortas, retorcidas, esperando um pouco de calor para trazê-las ao verde para mim foi uma cena inigualável, única.
O estilo de vida de inverno é ditado pela neve e pelo que ela te permite fazer, aliás minto, é sim ditado pelo frio, porque a neve especificamente em Montreal não é grande problema,vez que o pessoal de limpeza urbana é bem eficiente e a cidade não para mesmo durante tempestades de neve.Mas o frio, ah esse sim te diz o que fazer, porque por mais que eu seja um aficionado por F-1, ir ao autódromo(situado no belíssimo parque jean drapeau) não me pareceu razoável na semana em que as temperaturas flertaram com -40º.
Hoje eu só consegui dar uma idéia do que era estar lá, sobre as experiências, fica para um dia mais inspirado

Nenhum comentário: