domingo, 6 de dezembro de 2009

Big Money

E Dubai ruiu.

A empresa estatal de construção civil anunciou recentemente que não tinha como pagar os gordos empréstimos que adquiriu na época do crédito fácil e parou todas as suas obras faraônicas.O prédio de 1.5km de altura e o aterro em formato de mapamúndi já haviam sido abandonados a algumas semanas e já se pode ver as ilhas perdendo seu formato.

Eu e todos com quem conversei nos indagamos sobre o petróleo de Dubai, mas muito me surpreendeu saber que Dubai não possui uma gota do ouro negro há anos,sua fonte de riquezas vinha de uma intensa atividade portuária, diferentemente do Emirado de Abu Dhabi que ainda é grande produtor.

A crise derrubou o castelo de areia, não há mais o fluxo turístico esperado e muitos empresários que possuiam uma filial por lá para se aproveitar da possibilidade de um estilo de vida sultanesco, já que não são cobrados impostos de estrangeiros , se foram, deixando a cidade com um cresente aspecto abandonado.

Isso representa mais do que parece, mostra o fim de uma explosão do pseudo elegante que era comprado pelo dinheiro, da tentativa de vender um moderno que não era dado aos cidadãos daquele país, mas sim aos turistas endinheirados.

Quem realmente sofrerá com o fim do castelo não vai ser o rei , mas sim a pobre plebe malaia, filipina e indiana que ficará à míngua. Sem esquecer das prostitutas russas que terão que arrumar outro nicho de endinheirados

2 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

foda-se Dubai, MENGÃO é hexa!

@medhatter disse...

as prostituas sempre se f****...