sexta-feira, 7 de maio de 2010

Supremacia Arizônica

Resolvi voltar a um tema que eu também não falava há algum tempo- Direito.Dessa vez eu não vou falar de direito brasileiro, apesar do tema anistia merecer um post aqui.

O tema de hoje é um pouco mais cabeludo, a nova lei de imigração do estado americano do Arizona.Nos EUA, o pacto federativo permite aos estados legislarem sobre questões criminais, no caso imigração ilegal.Até esse ponto, a lei não teria nada demais, mesmo versando sobre um tema meio forçado, já que esse crime é federal, não estadual.O conteúdo inconstitucional no âmbito técnico nesse caso é irrelevante, o que assusta foi o critério criado para combater a imigração ilegal.

Foi dado a qualquer policial ou patruhleiro rodoviário do estado poder de abordar qualquer um e prendê-lo para fazer averiguações.Qualquer um não caucasiano. Sim, essa incrível peça legislativa usou um critério étnico para decidir quem deve ou não ser abordado pela polícia estadual.

Não preciso dizer que tal lei é completamente inconstitucional, já que, desde 1964( pouco tempo ,não?) todos os americanos são iguais perante a lei. Ferir o princípio da isonomia é algo simplesmente revoltante.

Ficou mais ou menos assim a divisão no estado:

http://pics.blameitonthevoices.com/052010/arizona_explained_with_crayons.jpg

Isso em um estado de histórica maioria hispânica, já que a região foi anexada do México.A direita americana está cada vez mais louca e retrógrada.

Nenhum comentário: