sábado, 28 de março de 2009

Police on my back

Eu moro numa cidade onde ação policial virou papo de elevador mas, volta e meia o papo evolui e vira uma divisão de opiniões: Os que são à favor da polícia,porque no fim das contas quando se é assaltado não é pro bandido que ligas, e os que vêem(eu acho que esse circunflexo caiu) a polícia como uma instituição tão corrupta e desorganizada que ela própria é responsável por parte da violência.
Eu vejo a profissão de policial como um trabalho cão,tem que ter é pena de um cabra que ganha mal,é alvo ambulante e ainda vira bucha de canhão para todos os problemas, de tráfico à repressão de manifestações e , por seu péssimo treinamento tratam as duas situações acima citadas como mais ou menos a mesma coisa.
Essa prática de simples enfrentamento foi recentemente ampliada pelo Gov.Sérgio Cabral(aquele mesmo que disse que mulher de morro é fábrica de bandidos) e , apesar de render filmes legais, não resolve coisa alguma, pode-se até matar uns,mas se cooptam tantos outros...
O jovem entra para o tráfico,ao meu humilde ver,pelo simples fato de não ter nada para perder,é um cara sem futuro,mas com consciência de que não o tem pois sabe olhar ao seu redor.Como seu futuro no tráfico também não será nenhum(digamos que não é profissão muito segura),contudo enquanto seu próximo fim não chega, ele aproveitará um glorioso momento onde será respeitado por todos, consumirá em um nível que a sua família nunca havia e ainda por cima será uma espécie de sex symbol,atraindo mulheres de sua comunidade e aquelas do asfalto que acham a "loka vida bandida" o máximo.
Onde está um programa que vai dar a esse garoto uma saída pacífica?Uma que lhe dê educação boa para que consiga e mantenha um bom emprego?Cadê o programa de habitação para permitir que esse cara compre um apartamento acessível para que consiga sair de uma moradia irregular para um lugarzinho legalizado e só seu?
Botar na conta do papa é mole,combater com caveirão, Darth Vader, e sei-lá-mais-o-que também, difícil é haver a vontade de acabar com a massa anencéfala.
Mas também, o que esperar de um estado onde a família garotinho já governou por 8 anos?
Como é no seu estado?acho que pelo andar da carruagem só o maranhão anda pior
ps. não esqueçam da garotinha filha que é vereadora no rio

Um comentário:

Tiago Duarte Dias disse...

Se você tiver programas educacionais eficientes e punição exemplar, o problema acaba. Todo país desenvolvido é assim, você não tem muitos incentivos pra se arriscar numa atividade criminosa e se você o fizer e for pego, a punição é dura.