quinta-feira, 26 de março de 2009

Thick as a Brick

Me impressiona a falta de qualidade da nossa cultura de massa,não há um programa na TV aberta que se salve e, ao mesmo tempo, faça sucesso.Não que a TV paga seja a 8ª maravilha do mundo,mas convenhamos que existem coisas interessantes.
Não há nem a preocupação com esse tipo de qualidade, de nutrir o telespectador com algo que lhe faça pensar,que lhe seja útil para a vida;não, não faço aqui uma conclamação por Discovery Channel em todos os canais,mas essa repetitiva, quase Bollywoodiana(lá pelomenos tem coreografia engraçada) história de Romeu e Julieta e seu impossível amor, contra todos os malvados que os separam, 3 vezes ao dia é realmente algo.
O mundo não é assim, preto-no-branco,todos nós temos nossos momentos de herói e vilão diariamente,diante de situações reais todos nós tomamos decisões erradas ou egoísticas por vezes,(grande clichê a seguir)ninguém é perfeito
Ah,Mas o glorioso mocinho é!A ele a falha não é permitida, não ocorre.Analise a produção cultural em geral e é nítido que o cara nunca se fode.Acho que no mainstream (novelas,blockbusters,seriados) eu nunca vi.Até histórias reais adaptadas,mortes e "desvios de conduta" são relevados em nome da "criação artística"
Por que essa relutância com a complexidade?Fora do mundo maniqueísta,entrando portando na vida real, sabemos que o herói não é sempre o que é coberto de louros (Dica:Vejam o filme francês Dias de Glória(Indigens)), que para que um consiga o feito , outros tem que abrir mão de seus grandes sonhos (Dica2: ouçam For Michael Collins, Jeffrey And Me -Jehtro Tull) e, para que não aceitem tudo que te passam, saiba que a história do vencedor nem sempre é a real(dica3:leiam a carta pelo povo palestino aqui no meu blog[nossa,virei até referência já])
Aceitar tudo transforma-nos em alienados e fracos, suscetíveis a qualquer opinião;verdadeiras ovelhas

2 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

Pois é. Mas pra mim a relação de causa e efeito é outra. Se as pessoas quisessem realmente pensar, elas pensariam e exigiriam programas de melhor qualidade. A TV é feita para os espectadores, e não ao contrário. O que pra mim torna tudo pior, do meu ponto de vista é claro. Até por quÊ sempre se pode mudar de canal, desligar a TV...

Alcysio Canette Neto disse...

cara,eu não consigo visualizar o : thans agora vou pensar!se voce não é estimilado a faze-lo, o pensar passa pela sua vida inteira como aquela coisa chata que eu ouvi falar