terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jack , the Lionhearted

Estou a algum tempo pensando em escrever isso e, mesmo correndo um grande risco de queimar minha língua gloriosamente e parecer meio maluco, não resisto.

Wilshere é produto da ideia de categoria de base criada por Arsène Wenger, mas ao mesmo tempo é a prova de que a sua noção inicial estava errada.

Pode parecer contraditório mas explico, Jack é da segunda geração dos Young Guns e, na primeira geração, de Fábregas, V. Persie, Clichy, Aliadière entre outros havia o pensamento de que o passaporte não era importante e sim a técnica, a capacidade de se adequar a já famosa política de jogo de Wenger.

Essa primeira geração criou bons nomes, alguns como V. Persie com grande identificação com a torcida ( ele diz que é gunner desde a infância), mas nomes que nunca foram grandes brigadores , nunca deixaram suas canelas expostas aos monstros da EPL todo o tempo, sem pensar.Eles essencialmente não entendiam em sua totalidade o que era a filosofia inglesa de futebol, os primeiros Youngs treinavam com poucos ingleses.

A segunda leva de "Wenger boys" é bem mais inglesa do que a primeira, temos Lansbury,Walcott,Gibbs, Ramsey( País de Gales não conta) e, a jóia de jogador que é Jack Wilshere, rapaz que joga no profissional desde os 16 anos.

Começou jogando nas wings,seu físico não lhe permitia uma posição central, onde é necessário um maior poder de marcação, mas depois de muito encantar em jogos de pré-temporada, Carling Cup e belas atuações em seu empréstimo para o Bolton Wanderers, Jack passou a virar opção no elenco principal.

Nos primeiros jogos parecia deslocado, afobado, até violento em algumas entradas, era excesso de vontade.Após 10 jogos na temporada e muitas,muitas entradas violentas (em especial no derby contra os branquinhos), Jack ganhou minha admiração pela sua vontade de vencer, sua dedicação tática e por óbvio sua clara habilidade acima da média.

Jack briga como poucos no Arsenal, talvez porque seja do norte de Londres e entenda exatamente o que é ser um Gunner, mas por qualquer motivo que seja, ele devia dar uma palestra no vestiário qualquer dia desses.

Nenhum comentário: