domingo, 3 de outubro de 2010

Fim do 1º turno

Bom, a apuração ainda não acabou mas é seguro dizer que haverá um segundo turno presidencial. As prévias de todos os institutos de pesquisa cravaram que tudo seria decidido nos últimos votos, mas pelo visto a tendência ascendente de Marina Silva não foi bem detectada, ela subiu mais de 5% acima do esperado, sendo a causadora do 2º turno, já que Serra ficou nos 33% esperados.

Por ser apêndice do PSDB nas regionais , o PV deve apoiar os tucanos no 2º turno. Resta saber quantos dos que votaram em Marina o fizeram como tucanos envergonhados e quantos por sua personalidade.

Se os primeiros são uma transferência de votos imediata para Serra, o segundo grupo, provavelmente metade dos eleitores da candidata verde, se dividirão em 3 frentes, Serra, Dilma e a anulação do voto.No alto do meu chute, estimo que entre abstenções e votos, a Dilma ganhe algo como 30% do eleitorado da Marina, o que a ela basta para se eleger no 2º turno com alguma folga.

Nas eleições estaduais não houve muita surpresa, as pesquisas foram bem precisas.Fica um destaque para o 2º turno do DF, entre Agnelo Queiroz e a Sra. Roriz, que foi protagonista do debate mais patético da história do Brasil ( e olha que isso não é pouco).Não entendo como o povo do DF consegue eleger Cristovam Buarque para o Senado e faz isso nas eleições governamentais.

Tiririca, como esperado, foi o candidato mais votado e deve levar a reboque gente como Valdemar Costa Neto e etc... No Rio, Garotinho foi o responsável por liderar a votação para federal, levando também uma turminha....

Por outro lado fiquei muito, muito feliz com as reeleições dos deputados Chico Alencar e Marcelo Freixo, federal e estadual respectivamente, do PSOL. o 1º foi eleito o melhor deputado do Brasil e o 2º é relator da CPI das milícias no RJ e prendeu mais de 200 milicianos em seu mandato. É bom saber que o trabalho pela boa política continua.

Sobre política, achei essas eleições totalmente despolitizadas em geral, não vi nenhum candidato a governador ou presidente (exceção do Plínio) que falasse em ideologia, linha política do partido.Parece que todos querem parecer um grande balaio de gatos.

As pessoas podem achar isso um ponto secundário, mas é muito importante, já que a votação de nosso país é proporcional e, ao votar em uma pessoa, votamos em sua legenda.Os partidos não parecem dispostos a demonstrar a sua linha política, Serra, que deveria estar mais a direita de Dilma na lógica, na prática pouco falou nisso e ainda fez promessas no mínimo eleitoreiras como aumento do mínimo para R$600,00 e 10% de reajuste dos aposentados.

Nessa despolitização toda, parece natural eleger Tiriricas, Garotinhos e outros

Nenhum comentário: