quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estupidez Subterrânea

Hoje eu tive o desprazer de usar dos serviços de metrô da cidade do Rio. Os carros são caídos, as estações também.Mas isso não me incomoda muito, estações acanhadas e trens ruins eu também vi por todos os lugares que eu fui, o problema está no projeto das linhas.

Antes de falar do sistema de trem, devo falar da figura do " trem de superfície". O serviço de Metrô oferece um ônibus mais barato para alguns destinos na zona sul onde os trens de fato não alcançam e tem a coragem de chamar o serviço de Trem de Superfície.

Bem, pra mim Trem de Superfície é aquele que, pra começar é trem, roda sobre trilhos e toda aquela formalidade FERROviária, aparentemete aqui no Rio isso é apenas um detalhe sintático.

Mas a criatividade de transportes urbanos não poderia simplesmente parar com uma pequena anedota, algo mais abrangente deve acontecer,o que fazer?

Eis que então os responsáveis pelo planejamento das linhas tiveram a brilhante ideia de fazer a linha verde e a laranja rodarem sobre os mesmos trilhos, já que não há diferença de níveis entre elas.

Então trafegam na mesma linha os dois tipos de condução. Um distraído pasasgeiro indo para a zona norte pode querer ir para a não tão longe Tijuca e parar na far far away Pavuna.


Mas notem a zona sul, uma linha acaba em botafogo, enquanto a outra se extende até Ipanema, portanto, se você pegar o primeiro trem que aparecer na, digamos, Cinelândia, podes ser forçado a parar em Botafogo e ficar aguardando pelo "trem certo".

Se tem duas linhas, a façam em níveis diferentes para rodar no mesmo trajeto, se elas só se bifurcam no estácio, faça a discriminação de linhas só lá. É só isso que eu peço, bom senso.

2 comentários:

Raquel M. Linhares disse...

Realmente, o projeto do metrô do Rio é vergonhoso.

E eu pensando que era a única que achava nonsense "metrô de superfície" ser um ônibus. Sempre que alguém fala "metrô de superfície" eu falo "aaah, o ônibus do metrô?". Eu, como eng civil que teve o desprazer de ser obrigada a fazer 2 disciplinas de transporte não posso chamar um meio de transporte rodoviário por trem. Não dá.

Ludmila Hungria disse...

Falar do metrô carioca é falar de um serviço que funciona de maneira precária. Em princípio, o metrô fora criado para "amenizar" o sofrimento da população e solucionar o caos urbano devido aos inúmeros engarrafamentos; todavia, isso de fato se deu??? O metrô do Rio já não cabe mais pessoas, na hora do rush é terrível. Resumindo, o metrô que fora feito para desafogar o tumultuado trânsito tornou-se um problema crônico, pois o desconforto é deveras. O "problema" que vc levanta decorre da pequena rede de metrô que temos nas capitais comparada ao número de usuários em potencial sobretudo nos períodos do rush... Precisamos de redes com várias linhas e interconexões entre elas que distribuam o fluxo dos passageiros. Enfim, falta investimento para nossos metrôs e só agora os governos começam a acordar para este fato...pois teremos Olimpíadas e Copa do Mundo.