Os EUA entraram em duas guerras, vencidas ambas em poucos dias, mas que de fato se arrastam por quase 9 anos no Afeganistão e por 7 no Iraque, perdendo até agora muito mais dinheiro, vidas e boa vontade da sua própria população do que o previsto.Nesse ínterim, conseguiram jogar seu instável aliado, o Paquistão, em uma guerra civil, deixando toda a região tomada por guerras tribais.
Nesse tempo, a opinião pública americana se polarizou e radicalizou, se tornando xenófoba, medrosa, paranóica.E dentro dessa paranóia faz com que o mundo, que há 9 anos atrás esqueceu todo o anti-americanismo e simpatizou com cada cidadão, dando aos estadunidenses uma oportunidade unica de mudar sua imagem no mundo, os odeie mais ainda agora, parecendo cada vez vazios, consumistas e prepotentes.
E no meio de toda essa sangria, ainda houve a sangria financeira, causada pelo excesso de desregulamentação , que levou os EUA a se endividarem mais, a parecerem de fato um império moderno ruindo.Império esse sem habilidade política para saber a hora de mudar seus aliados,império que ao pressionar o México para ser uma "zona de livre comércio" o levou a uma violência sem precedentes agora que os empregos são escassos.
Claro, nem tudo foi obra de 11/09/2001, mas é inegável seu papel nessa foto.
Um comentário:
Interessante a teoria. Mas não acho que o Bin Laden tenha pensado em tudo isso quando fez os ataques.
Mas eu nunca tinha parado pra pensar no efeito que o 11 de setembro teve na imagem dos americanos. Realmente desde aquele dia, as atitudes deles fazem eles serem mais odiados hoje do que eram antigamente
Postar um comentário