quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pré Eleição 2010 [2]

Essas eleições presidenciais está sendo marcada por um traço muito incômodo - A falta de identificação para com os 3 líderes em votos.São três pessoas sem carisma algum, que sorriem para o nada e tem discursos pouco envolventes ( tanto que a flor dos debates tem sido o candidato do PSOL, Plínio Arruda)

Vamos então à uma leitura mais próxima dos três.

A candidata à sucessão governamental pelo PT, a Dilma, claramente não foi cortada para esse tipo de cargo, ela claramente tem muitas dificuldades no trato com o público e sempre soa como uma sargento.Dilma nunca foi uma ponta de flecha, ela sempre foi uma burocrata e por isso age como uma.

A Dilma é tão burocrata que ela também o era nas organizações revolucionárias que fez parte , VAR-Palmares e Colina. Ela nunca foi uma mulher de ação, tanto que julgada ao tempo da ditadura foi só condenada por subversão.Se pegou em armas o fez de uma maneira que nem o Tribunal Penal Militar da ditadura descobriu.

No governo Lula, se mostrou uma competente Ministra da Casa Civil, o ministério mais importante de nossa organização governamental, um trabalho que apesar de exigir liderança, não exige o tipo de liderança de uma chefe de executivo.


José Serra foi líder estudantil na sua juventude, mas quando houve o golpe dentro do golpe em 1968, não exitou em se autoexilar no Chile.Ainda que o DOPS não o investigasse seria maldoso chamá-lo de covarde.

Serra é um político de carreira, se elegeu algumas vezes a cargos legislativos após a "redemocratização" de 1985 e chegou a Ministro da Saúde no governo FHC.Foi extremamente fiel a sua pasta, conseguindo inclusive um imposto exclusivamente para a saúde, a CPMF ( que infelizmente nunca teve seu destino correto), de fato mostrou-se extremamente competente no ministério.

Contudo suas experiências como administrador público foram um tanto quanto decepcionantes para um presidenciável.Não soube administrar situações com os professores, tanto os da USP, que foram retirados de sua greve pela tropa de choque da PM, como os primaristas e secundaristas que tiveram sua passeata na Av.Paulista duramente reprimida. A sua polícia matou mais e em circunstâncias por muitas vezes análogas à execução e as estradas, apesar de boas, são pedagiadas e caras.

Carisma também não é um traço marcante em sua personalidade.


E por fim, há a candidata pelo PV, Marina, que é de todos a candidata mais incomum.

Como Ministra do Meio Ambiente foi engolida por inúmeras vezes por seus opositores nos mais diversos setores, desde a bancada ruralista até a própria Dilma, que a fez aceitar o projeto de transposição do rio são francisco,obra de impactos ambientais potencialmente desastrosos para o velho chico.

E Marina nada fez, sequer à imprensa foi denunciar algo que deveria deixá-la indignada.Quando esteve com a pasta do Meio Ambiente, o desmatamento no centro-oeste e norte só aumentava, ainda que sistemas de monitoramento avançassem e ações da PF também.Para ter uma idéia da baixa qualidade de sua administração, Carlos Minc, famoso por não conseguir grandes resultados, reduziu o desmatamento em mais de 70%, incluindo ainda zonas de cerrado sob proteção da lei.

Agora em sua campanha não apresenta um projeto ambiental urbano sequer, não se houve falar em despoluição do Tietê nem da Guanabara, há apenas o monocórdico discurso em prol da amazônia e do desenvolvimento sustentável, sempre de maneira vaga mesmo em seu site oficial.

Ainda perturba a constante referência à sua religião durante suas falas, algo que é altamente dispensável em um Estado laico, fazendo apenas parecer como uma apelo a um segmento evangélico que tem por princípio votar em seus irmãos na fé.

Não há dúvida que ela é honesta, mas além de não ser líder, se mostra ingênua a crer que pode governar o Brasil saindo de um partido que na maioria dos estados é aliado tucano.Votar nela é um voto tucano de quem tem vergonha em sê-lo, é um voto cult, hype.Está na moda votar na Marina, as pessoas se sentem bem psicologicamente em votar nela,por motivos que sinceramente me fogem.

Para mim não existe entre os candidatos uma figura que concilie carisma e competência, por isso esse blog provavelmente votará no candidato PSOLista com o intuito de ajudar o partido a diminuir seu coeficiente eleitoral e eleger mais deputados.
Votará em Dilma se isso significar vitória em 1º turno. A ver as pesquisas de sábado.