quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A tragédia carioca [2]

Hoje foi um dia muito, muito movimentado na capital carioca.Enquanto a maioria das pessoas procurava ter um dia normal, ir ao trabalho, o BOPE preparava uma megaoperação no conjunto de favelas da Penha.

Na ida para o trabalho, o carioca procurou evitar as vias expressas, por medo de se ver encurralado e o trânsito foi extremamente caótico, faltou transporte público nas primeiras horas da manhã por puro descaso das companhias de ônibus.Também houveram ataques incendiários que tornaram a Av. Brasil um martírio para atravessar.

Então mais ou menos as 13h o BOPE, se valendo de blindados de transporte pessoal cedidos pela Marinha do Brasil, invadiu o que se dizia intransponível no Rio.Após 3h se viu uma revoada de bandidos fortemente armados fugirem para o Complexo do Alemão por uma trilha no topo da Vila Cruzeiro.Não passou muito tempo para o governo do estado anunciar que o complexo da Penha seria a nova agraciada com uma UPP, com certeza muito adiante do planejado ( se é que haviam planos para isso originalmente).

Não tenho dúvidas que será bem sucedido em instalar essa UPP, como também acho provável que domine e "pacifique" o temido complexo do Alemão nos próximos dias.Ainda que sejam mais de 1000 fuzis, os seus usuários não tem a capacidade técnico-organizacional para oferecer uma resistência forte ao BOPE.Suspeito, contudo que no Alemão haverá um banho de sangue, do sangue que o BOPE foi treinado, como cachorro, para perseguir a todo custo.

E enquanto isso tudo ocorre no subúrbio próximo do Rio de Janeiro e os moradores são forçados a dormir em abrigos, nada é feito para encontrar e prender o verdadeiro traficante internacional, que estudou bem mais do que os 3 anos de educação média do traficante de morro carioca, que traz drogas e armas sofisticadas por nossas fronteiras e as faz chegar no seu ponto de venda.

A inteligência da polícia estadual do Rio é risível, nenhuma informação, nenhuma prisão grande é feita mesmo quando grandes líderes do varejo das drogas são presos.Todo esse espetáculo bélico serve para tirar dos traficantes o poder de fogo, não se iludam quanto ao fim do tráfico.

ps. e os mesmo que correm aterrorizados dos carros em chamas são os que nem sabem que Madureira tem tiroteios constantes há aproximadamente 10 meses.Ou estamos em guerra o ano todo ou não estamos nunca.

2 comentários:

Raquel M. Linhares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel M. Linhares disse...

O tráfico não vai acabar nunca. Existe em todos os países do mundo, não vai ser aqui no Brasil que vão conseguir essa proeza.

Mas eu acho que está sendo uma boa essa operação. Você viu quantos bandidos tinham, nossa senhora, eram centenas!

Quinta o trabalho liberou a gente mais cedo, as 15h30, com medo de como as pessoas voltariam pra casa. Ontem a faculdade suspendeu algumas aulas. Nada mais sensato. Só se chega no fundão pela Linha Amarela, Vermelha ou Av Brasil.

Bom, espero que esse final de semana as coisas se resolvam.