quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Castas brasileiras

Eu tenho 19 anos, o que significa que meu pai é da década de 60.Logo, no periodo de vida dele , ele viu a nossa economia crescer uns 50% fácil( se eu achar o dado correto eu faço um adendo depois),então se "criou'' um espaço na economia para dois filhos dele ( meu pai é um mau exemplo, porque nem ele sabe quantos tem)e,esse emprego tem tudo para permanecer na mesma zona de ganho,porque as famílias de menor poder aquisitivo simplesmente não recebem ensino suficiente para realmente lutar no mercado de trabalho contra uma pessoa que teve ensino particular a vida inteira e pode desftrutar de inúmeros fatores capacitadores, como ter um computador em casa desde sempre.
A inamovibilidade social no Brasil, ao meu ver, é quase como a indiana.Lá pelomenos tem a desculpa da religião, aqui é simplesmente a vontade dos detentores do poder de manter o status quo familiar por muitos e muitos anos, o filho dele pode até ser vagabundo que vai arrumar uma coisa boa, e nem estou falando de nepotismo, vai arrumar bom emprego por falta de quem o ocupe. O nosso deus Brahma é um senhor sentado a beira-mar tomando a sua Erdinger. Seja qual for a cerveja, o pobre nunca dela bebe

3 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

ainda ajuda o fato de faculdade pública só ter filhinho de papai. mas não é culpa de quem estuda em universidade pública, eles tem direito a ela também. eu sou a favor do 3º grau ser pago, dando bolsas para quem comprovar que não pode pagar e o dinheiro que o governo gasta em universidades iria pro ensino básico

Alcysio Canette Neto disse...

bah, se voce acaba com a faculdade pública ai é que a mariola desanda nossa produção cientifica vai pro lixo (se ja nao esta quase la

Unknown disse...

achei os comentários acima um pouco segregador e magoado , temos que liberar os nossos pensamentos de forma mais abrangente , mais completo e imparcial , o que o Alcysio disse está correto , porém é só a ponta do iceberg , eu cheguei neste blog porque estava pensando sobre as castas ocultas do Brasil , fiquei horas conversando com amigos sobre o assunto e percebi que poucas pessoas pensam nisso e que na verdade é meio que um assunto velado , as pessoas gostam de pensar que o Brasil é o pais da mistura de povos e culturas , sendo que na realidade exitem sim a casta do mais ricos , a casta dos caucasianos e outras , hoje nós batemos palmas porque tem um negro no STF - UM !!!! vamos analisar a questão do ensino neste pais chamado Brasil , o ensino publico é fraco e sucateado , os professores recebem salários ridículos e são deixados de lado como profissionais , se a sua família não tem condições de pagar um colégio particular , vc está fadado a estudar num colégio de pegada menos exigente , então se vc não se superar individualmente , vc acabará dentro do circulo vicioso do colégio fraco , emprego fraco e por aí vai , quanto a questão daquele que é filho de uma pessoa mais abastada socialmente e consequentemente mais influente que sem muito esforço tem acesso a bons empregos através da indicação do pai , isso existe realmente , porém tenho visto que é inevitável que esses filhos não terão condições de manter o mesmo padrão dos pais , e que com a morte ou inatividade da influência dos pais , terão que consumir o patrimônio deixado por eles , no caso estou falando dos filhos da classe media e não ricos mesmo , hoje tenho visto muitos filhos da classe media , que tiveram acesso a bons colégios e outros privilégios que não estão nem terminando o ensino superior e quando terminam , o fazem em instituições superiores condenadas em termos de qualidade e que estão assumindo empregos de menor complexidade e que consequentemente irão diminuir ou consumir o patrimônio de sua própria família,tenho visto pessoas que estudaram em escolas publicas e se esforçaram ,alcançando voos mais altos do que aqueles que estudaram em colégios particulares de forma displicente . Por hoje ta bom , até me perdi no que eu tava falando !! fui