domingo, 9 de novembro de 2008

Obama

Eu não sei se foi por causa da administração Bush, que fez com que os EUA perdessem grande parte de seu já minguado prestígio ao redor do mundo, mas o fato é que o mundo em geral ficou muito feliz com a eleição do Barack.
Sinceramente, eu não creio em uma grande mudança.Eu só espero que ele leve ao pé da letra suas promessas sobre alternativas ao petróleo e encarar o aquecimento global de frente, porque eu quero que meus netos tenham um planteta minimamente habitável para eles daqui há 50 anos.
Politicamente nada mudou.É natural que o nível dos discurso melhore infinitamente, até porque o ghost writter do Bush é ruim e o Obama é um cara formado em Harvard e extremamente articulado, mas ele não vai por exemplo, instituir na nação mais rica do mundo, pela primeira vez, um sistema de saúde pública( os EUA são o único país ocidental que não o tem)
Os "jornalistas" da Fox News vão passar no mínimo 4 anos comendo o script e isso vai ser extremamente divertido, fora isso, prefiro esperar pra ver.
Obama não é Martin Luther King, ele não é um ativista negro e a sua política não é focada para ajudar os negros e outras minorias.(até porque se fosse não teria ganho nem da Hillary) Infelizmente o racismo do dia-a-dia não acabou em 5 de novembro de 2008 para os negros americanos.

Um comentário:

Tiago Duarte Dias disse...

Potências nunca tem prestígio, sempre tem a influência pelo fato de serem fortes. Tal qual 2 amigos nossos do Abel. O mais forte manda o mais fraco copiar o dever de história e cantar. E se desviar do que ele pensa, seu olho fica roxo e depois fica verde, e depois amarelo... Países são assim. Tudo na base do medo. Eu também não acho que vá mudar muita coisa com o Obama mas só por não ser o defunto Mccain junto com a Edir Macedo Americana do Alaska, fico feliz.

Ah, sim, aquecimento global, tem seu lado positivo. Galera de BH vai poder ir pra praia.

Quanto ao racismo, ele sempre existiu no mundo inteiro. Não há como extingui-lo. Se até em lugares com uma só etnia, ou com etnias que são semelhantes fisicamente ele existe, num país com mais de uma etnia, ele vai existir.